terça-feira, 6 de março de 2012

Mulheres do campo e da cidade ocupam Ministério da Fazenda em Porto Alegre

Trabalhadoras urbanas e rurais ocuparam, nesta manhã, o prédio da secretaria do Ministério da Fazenda em Porto Alegre, na Av. Loureiro da Silva.

As trabalhadoras reivindicam a liberação de recursos pelo Ministério da Fazenda para a desapropriação de terras para assentar as famílias que estão acampadas no estado e para programas que resolvam os problemas causados pela seca para as famílias camponesas.


A mobilização é parte da Jornada Nacional de lutas e dá continuidade às ações desta manhã no Rio Grande do Sul, com a liberação do pedágio em Guaíba.

Após deixarem o pedágio, as camponesas reuniram-se com trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e ocuparam o prédio da Receita Federal e Secretaria do Ministério da Fazenda.

Os protestos reivindicam também programas de governo que incentivem a produção de alimentos saudáveis, recursos para infra-estrutura de produção de alimentos nas parcelas agrícolas com novas técnicas de produção e recursos para a produção e a organização das mulheres nos assentamentos.


Código Florestal

As trabalhadoras exigem também que a presidenta Dilma Roussef vete as mudanças aprovadas no Congresso no Código Florestal.

Para a Via Campesina, o novo Código irá beneficiar apenas o agronegócio, anistiando os grandes desmatadores e estimulando a destruição do meio ambiente para expansão de monocultivos como a soja, eucalipto e a cana-de-açucar. Dessa forma, beneficia somente empresas transnacionais e grandes proprietários de terra do agronegócio.

A notícia "Mulheres do campo e da cidade ocupam Ministério da Fazenda em Porto Alegre" foi originalmente publicada no site do MSThttp://www.mst.org.br/node/12988

Nenhum comentário:

Postar um comentário