quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cuba vive período "apaixonante" de mudanças, diz Galeano

DO SITE TERRA

Eduardo Galeano
O escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que Cuba vive um "período apaixonante de mudanças" e continua sendo um "exemplo" de dignidade nacional e solidariedade, em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site oficial Cubadebate. "Cuba está vivendo um período, mais que um momento, um período apaixonante de mudanças. Acho que eram mudanças que a realidade foi incubando, que não nasceram como Atena da cabeça de nenhum deus, nasceram da energia acumulada por uma sociedade que é capaz de mudar, e essa é a prova que está viva", declarou.

O jornalista uruguaio está em Havana desde quinta-feira passada e ontem realizou o discurso inaugural do prêmio literário Casa das Américas. Segundo Galeano, que retornou a Cuba após vários anos de ausência, esta é "infelizmente" uma visita muito curta durante a qual pôde reencontrar-se com "velhos amigos" e "conhecer Havana mais a fundo, que é um prazer à parte".

Sobre o momento atual da ilha, onde o governo do presidente Raúl Castro impulsiona um plano de ajustes econômicos, considerou que o país chegou a esse ponto por "um caminho que teve seu sentido e foi imposto pelas circunstâncias, porque a Revolução Cubana fez o que pôde e não o que quis". Nesse sentido, Galeano lembrou o bloqueio econômico e comercial que os Estados Unidos aplicaram a Cuba há meio século e se referiu às "mil e uma formas de limites impostos desde fora ao desenvolvimento da energia criadora" do país.

Eduardo Galeano e Roberto Fernández Retamar, presidente da Casa de las Américas
"Até chegar aos dias de hoje, tentando heroicamente comunicar-me pela internet do hotel onde estou", advertiu em referência ao bloqueio para as comunicações em Cuba, onde não pôde acessar sites que lhe advertem que está tentando "entrar desde um país proibido". Nesta terça-feira, Eduardo Galeano deve ir à sede da Casa das Américas em Havana para realizar uma leitura pública de textos de seu livro Espelhos (2008) e do ainda inédito Os filhos dos dias.

A notícia "Cuba vive período "apaixonante" de mudanças, diz Galeano" foi originalmente publicada no site Terra: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5562848-EI8140,00-Cuba+vive+periodo+apaixonante+de+mudancas+diz+Galeano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário