quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uruguai: Oclae apoia luta do movimento estudantil chileno

Montevidéu, 11 ago (Prensa Latina) Uns dois mil jovens da América Latina reunidos hoje aqui, onde celebrarão o aniversário 45 da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), marcharam em solidariedade com o movimento estudantil chileno.

Os jovens percorreram as principais avenidas da cidade e fizeram uma parada em frente à Embaixada do Chile no Uruguai para expressar seu respaldo aos reclamos de seus companheiros da nação andina.

Durante quase três horas, jovens da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua e Uruguai realizaram a mobilização pacífica no contexto da edição 16 do Congresso da Oclae, que começa nesta quinta-feira.

O foro foi convocado no último fevereiro desde a Escola Latino Americana de Medicina de Havana, Cuba, baixo o lema "Por Nossa América: Educação, Unidade e Liberdade".

O Congresso terá seu início na Universidade da República com uma conferência sobre a crise do capitalismo e as alternativas dos povos.

Para esta jornada está prevista a abertura da Feira pela Unidade Estudantil, detalharam os organizadores do encontro.

Ademais, se realizarão conferências e oficinas para debater sobre educação, a situação da universidade na região, crise global, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; gênero, identidade, cultura, as novas tecnologias da informação e as comunicações ao serviço dos povos e outros temas.

A agenda dos jovens contempla para amanhã a Marcha dos Mártires Estudantes e uma tribuna anti-imperialista, no próximo sábado.

A Oclae foi fundada no dia 11 de agosto de 1966 através do acordo do IV Congresso Latino Americano de Estudantes, e tem presença em 23 países da América Latina e do Caribe.

Promove uma intensa mobilização contra as políticas neoliberais e o endividamento externo que afetam à região, e suas repercussões no agravamento dos males sociais, fundamentalmente, no campo da educação e da cultura.

O texto "Uruguai: Oclae apoia luta do movimento estudantil chileno" foi originalmente publicado no site Prensa Latinahttp://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=314287&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário